ALTO DO RODRIGUES - Preocupação com a diabete é uma marca do Governo do prefeito Abelardo Rodrigues

Secretaria Municipal de Saúde, Dôra.
Hoje (14), comemora-se o dia Mundial do Diabetes e, desde o início da gestão, o prefeito Abelardo Rodrigues se preocupou com a demanda de encaminhamentos que existia na secretaria municipal de saúde. 

No Alto do Rodrigues, segundo a secretária municipal de Saúde Maria Auxiliadora da Silva Sena, é grande a procura dos usuários dos serviços da endocrinologista Dra Alessandra Barreto que atende cerca de 25 pacientes a cada quinze dias. "Dos 50 pacientes atendidos no mês, a maioria são portadores de Diabetes", disse a secretária municipal de saúde Dôra. 

Além do atendimento com o endocrinologista, os portadores de diabetes, recebem gratuitamente da prefeitura municipal, um aparelho para medir a glicose na corrente sanguinea (HGT -  chamado de glicosimetro), insulina e exames.

Os números no Brasil assustam, para se ter uma ideia, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) o novo número de pacientes com diabetes no é de 12.054.827 Os dados são resultados dos números do Censo de Diabetes, do final da década de 80, baseado no Censo IBGE 2010.

O diabetes se caracteriza pela deficiência de produção e/ou de ação da insulina. O diabetes tipo 1 é resultante da destruição autoimune das células produtoras de insulina. O diagnóstico desse tipo de diabetes acontece, em geral, durante a infância e a adolescência, mas pode também ocorrer em outras faixas etárias.


Já no diabetes tipo 2, o pâncreas produz insulina, mas há incapacidade de absorção das células musculares e adiposas. Esse tipo de diabetes é mais comum em pessoas com mais de 40 anos, acima do peso,sedentárias, sem hábitos saudáveis de alimentação, mas também pode ocorrer em jovens.

Nenhum comentário:

| Copyright © 2013 Blog do Teté Pendências/RN