Três municípios potiguares recebem repasse da Saúde para a atenção básica

    
Por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 13, os municípios de Martins, Maxaranguape e São José de Mipibu estão habilitadas pelo Ministério da Saúde a receberem recursos do Piso de Atenção Básica (PAB). O valor chega a quase R$ 700 mil. De acordo com o MS, a transferência será executada em seis parcelas mensais a partir de julho.
Os recursos são voltados para serviços de Atenção Básica, como consultas médicas, atendimentos odontológicos, assistência pré-natal, vacinação, atividades dos pequenos agentes comunitários de saúde, pequenas cirurgias, orientação nutricional e alimentar, entre outras atividades prestadas à sociedade.
O cálculo realizado pelo Ministério para cada comunidade foi feito mediante o quantitativo da população, levando conforme dados do censo do IBGE, e a renda per capita. Ao todo, 252 município brasileiros serão beneficiados e o valor total do repasse é de aproximadamente R$ 66 milhões.
O Piso de Atenção Básica foi criado em 1997 como um novo mecanismo de financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS) em que os fundos municipais de saúde recebem recursos diretamente do Fundo Nacional de Saúde.

Nenhum comentário:

| Copyright © 2013 Blog do Teté Pendências/RN